PSICOLOGIA CLÍNICA

 

Psicoterapia individual

Psicoterapia voltada para adultos em todas as idades, tendo como objetivo o tratamento dos conflitos emocionais, onde o paciente irá conhecer seu funcionamento individual num trabalho conjunto com o terapeuta.

 

Psicoterapia individual infantil

O acesso ao universo infantil possui peculiaridades técnicas que diferencia esta modalidade de psicoterapia com as demais. Através de jogos, brincadeiras e conversas, este tratamento se desenvolve de forma lúdica (Ludoterapia), trazendo à tona os conflitos de ordem emocional que a criança possui.

 

Psicoterapia individual juvenil

Psicoterapia caracterizada pelo intermédio do atendimento adulto e do infantil, possuindo aspectos lúdicos, mas não deixando de lado a fala mais objetiva. A adolescência é uma fase de um desenvolvimento muito rápido, tanto físico como emocional, o que pode levar o indivíduo à dúvidas em relação a sua própria vida, necessitando de um apoio profissional.

 

Orientação de pais

Realizada junto com a Psicoterapia Infantil e Juvenil, tem como objetivo auxiliar os pais ou responsáveis na compreensão da dinâmica relacional com o paciente, seja este criança ou adolescente.

 

 

Psicoterapia de grupo

A Psicoterapia de Grupo consiste em intervenções psicológicas e colaboração mútua entre pessoas que passam por situações semelhantes, sejam estas situações transtornos mentais, situações familiares, vícios, doenças, entre muitos outros, onde os integrantes do grupo trocam experiências no sentido de fortalecer o ego de todos e consequentemente, fortalecendo os instrumentos de enfrentamento diante do problema.

O papel do psicólogo seria o de facilitador, intermediando o grupo e intervindo com o saber psicológico.

Muitos classificam erroneamente a Psicoterapia de Grupo como uma modalidade terapêutica secundária, o que não é verdade. A Psicoterapia de Grupo é uma modalidade psicoterapêutica com qualidade semelhante as demais modalidades. A diferença primordial é que a relação humana é criada com mais pessoas e não somente com o terapêuta.

 

Psicoterapia de casal e família

Psicoterapia voltada aos membros de uma familia, independente de qual seja sua configuração (casal, filhos, união homoafetiva, etc.). As intervenções tendem e compreender os conflitos e promover ações no sentido de buscar uma qualidade adequada no relacionamento e, consequentemente, na vida como um todo dos envolvidos.