GRUPO DE ESTUDOS E SUPERVISÃO CLÍNICA

 

Um grupo de estudos caracteriza-se pela reunião de pessoas em prol de desenvolverem pesquisas e estudos sobre determinados temas.

No caso da Psicologia e da Psicanálise, desenvolver um grupo de estudos com temas específicos de conceitos, técnicas, métodos, etc., é fundamental para o aperfeiçoamento profissional. O grupo de estudos auxilia muito na assimilação do conceito e das idéias centrais de textos.

 

Já a prática clínica em Psicologia e/ou Psicanálise não é uma tarefa fácil e exige do profissional uma bagagem teórica considerável. Porém, o conhecimento de teorias e técnicas não é o suficiente para uma atuação clínica com êxito, exigindo do profissional um manejo que aprenderá somente com a prática.

Muitos profissionais não iniciam a prática clínica, apesar de possuírem, muitas vezes, vontade e capacidade, por insegurança e baixa confiança em si próprio. Enquanto que outros iniciam a prática clínica aos tropeços, sem supervisão e nem conhecimento teórico suficiente e, nem mesmo, fazer a sua análise pessoal, o que pode resultar em trabalhos mal feitos que acabam manchando a imagem da Psicologia e consequentemente do profissional psicólogo.

Para uma prática clínica segura, é preciso atuar no chamado tripé: Conhecimento teórico, análise pessoal e supervisão clínica