POLÍTICA

O Brasil está imerso em uma crise política, econômica e social, agravada pela pandemia do novo coronavírus e pelo governo Bolsonaro que, além de ameaçar a democracia, já se mostrou incapaz de garantir empregos, renda, saúde da população e salvar vidas. E os impactos dessa crise são sentidos diretamente nos municípios, onde as pessoas vivem e estabelecem suas relações sociais em seus mais diferentes aspectos.

Após anos de prosperidade, diminuição da fome e da desigualdade, da valorização da soberania nacional e de uma política econômica e social voltada para proporcionar uma vida digna ao povo, o Brasil afundou em uma crise política, econômica e social, - sobretudo após os ataques da Operação Lavajato contra a economia nacional, sob orientação de agentes dos EUA, aliado a golpistas do meio político, - o desemprego, a pobreza e a infelicidade voltaram a assombrar o nosso país que tudo indicava estava no caminho certo. Isso culminou no golpe de 2016 que derrubou a presidente Dilma Rousseff.

O governo Temer-Bolsonaro vem traindo o país e promovendo as maiores desgraças possíveis para garantir o não desenvolvimento do país, fazendo com que o país torne-se uma colônia pobre, ignorante, violenta, desindustrializada e dependente de nações estrangeiras. Para isso promovem a entrega dos recursos e empresas nacionais aos interesses do capital internacional, além de manterem uma massa de desempregados para garantirem baixos salários ao ponto de assalariados não mais conseguirem se manter, mesmo trabalhando.

Guarulhos também vem sendo administrada de forma inadequada, por uma gestão que não preza pela igualdade, esquecendo as regiões da periferia, desprezando os servidores municipais e promovendo uma política sem rumo visando apenas garantir um meio de se manterem no poder.

Assim sendo, diante de todo esse quadro, decidi me candidatas para um cargo eletivo para a Câmara Municipal de Guarulhos pela primeira vez.

Eis meus compromissos:


1. Democracia e socialismo

A defesa da democracia e dos direitos sociais, pilar histórico das lutas sociais, será meu compromisso permanente. Para isso, terei sempre como perspectiva o socialismo petista, voltado à superação do capitalismo a partir da solidariedade com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros pela sua liberdade e emancipação. Também vou aprofundar a democracia, mantendo o diálogo constante com a população e ouvindo suas demandas.


2. Transição ecológica para combater o capitalismo predatório

Tendo como perspectiva a transição ecológica para uma sociedade sustentável, assumo o compromisso de atuar pela garantia da soberania dos bens compartilhados pelo povo brasileiro, como ar, água, minérios, fauna, flora, cultura e espaços públicos; contra a exploração predatória, o desperdício e o esgotamento dos recursos naturais, considerando as necessidades das gerações atuais e futuras do meu município; e no combate à fome. Com esse objetivo, pretendo aproximar meu mandato de lideranças, especialistas, comunidades e instituições locais com domínio de conhecimentos e técnicas que permitam promover desenvolvimento econômico, com qualidade de vida e preservação ambiental.


3. Fortalecimento regional

Para enfrentar os desafios que estão colocados para as cidades, buscarei articulação com outros municípios da minha região, de modo a integrar políticas, projetos e ações que potencializem o desenvolvimento econômico local, facilitem o acesso a financiamento público estadual e federal, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados e o bem-estar da população.


4 . Trabalho justo e digno para todos e todas

Comprometido com a garantia de trabalho justo e digno para a população, a geração de emprego e renda, com o crescimento da atividade econômica e o fortalecimento das políticas sociais, pretendo desenvolver ações que valorizem as vocações econômicas locais e regionais, a promoção de arranjos produtivos locais e o fomento de redes de cooperação, além de resgatar a política de valorização permanente do salário-mínimo.


5. Contra o preconceito ou discriminação

Reconheço a igualdade entre as pessoas como pressuposto básico dos direitos humanos e, por esse motivo, defenderei a pluralidade e a diversidade que caracterizam a sociedade brasileira, combatendo toda forma de preconceito, discriminações de qualquer natureza e processos de exclusão social que dão suporte e aprofundam as desigualdades, de maneira a garantir um tratamento justo e digno a todos cidadãos e cidadãs. Com esse objetivo, terei como marco as políticas sociais reparadoras e as ações afirmativas realizadas pelos governos petistas.


6. Contra o desmonte do Estado e a retirada de direitos

Além de apresentar um projeto alternativo para o meu município, com base nas orientações partidárias e nas experiências exitosas de governos petistas, afirmo meu compromisso de denunciar e combater o desmonte do Estado, a suspensão de políticas públicas essenciais para a garantia de justiça social e a retirada de direitos, que vêm sendo implementados desde o golpe de 2016.


7. Direito à cidade e à moradia

Todas as pessoas têm direito a moradia. Nesse sentido, vou atuar para reduzir as desigualdades locais, combater a segregação urbana e todas as formas de discriminação, fomentar a participação cidadã, além de garantir qualidade de vida e moradia digna, o que inclui acesso a saneamento básico, água limpa e encanada, rede de esgoto, coleta de lixo, transporte público de qualidade e políticas públicas de cultura, lazer, educação, saúde e assistência social.


8. Defesa do SUS

Defenderei o Sistema Único de Saúde (SUS), público e universal, que garanta o acesso de todos cidadãos e cidadãs a serviços de atenção integral à saúde. Nesse aspecto, serei uma liderança local na luta para o descongelamento dos recursos para a saúde, promovidos pela Emenda Constitucional 95, do Teto de Gastos, além de me comprometer a fortalecer a rede pública de saúde do município, promovendo uma gestão eficiente no setor e atendimento humanizado, resolutivo e de qualidade a toda população.


9. Defesa de uma educação plural e inclusiva

Consciente de que o acesso à educação é um direito humano fundamental, além de condição importante para a mudança das relações sociais e superação das desigualdades, promoverei uma educação pública de qualidade, plural e inclusiva para todos, por meio de uma gestão democrática e eficiente, que valorize os profissionais de educação e envolva toda a comunidade escolar na construção, implementação e avaliação das políticas públicas destinadas ao setor.


10. Combate à violência doméstica

A violência doméstica, que acomete especialmente as mulheres, mas também atinge crianças e idosos, é um grave atentado aos direitos humanos e será fortemente por mim combatida, por meio da ampliação e fortalecimento dos serviços especializados de atendimento e assistência integral às vítimas de violência e abuso sexual; da ampliação dos serviços e canais de denúncia; da capacitação de profissionais de segurança pública, do SUS, do SUAS, da educação e dos conselhos tutelares para que conheçam a legislação pertinente a esses casos e possam prestar atendimento adequado às vítimas.


11. Enfrentamento ao genocídio da juventude negra

Combater o racismo estrutural presente na sociedade brasileira será tarefa permanente de minha vida política. Para isso, pretendo resgatar e ampliar as políticas de promoção da igualdade racial implementadas por gestões petistas, em diálogo com todas as áreas do governo, além de enfrentar a violência contra a juventude negra, a partir da criação de programas de redução dos índices de mortalidade e encarceramento dessa parcela da população.


12. Ética, participação popular e controle social

Exercerei uma vida política plural, aberta à participação da sociedade e dos movimentos sociais, sem espaço para o nepotismo. Uma política na qual o individualismo seja superado pela construção de projetos coletivos e democráticos; na qual o debate e o diálogo sejam o alicerce fundamental.


13. Compromisso e honestidade

Não aceitarei doações de pessoas que tenham ligações com atividades ilícitas ou danosas ao meio ambiente, e me responsabilizarei pelas eventuais dívidas da minha campanha. Estes compromissos, inspirados no interesse público, na defesa da democracia e da justiça social, orientam minha atuação na campanha eleitoral e em um possível mandato, para que todas as minhas iniciativas guardem com eles coerência e fortalecendo os direitos do povo brasileiro.

 

©2020 por Edison Evaristo. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now